No dia 30 de junho a Secretaria de Município da Educação  de Santa Maria em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Santa Catarina receberam a Profª. Sueli Schabbach Matos da Silva, relatora PEAUNESCO RS, Canoas – RS com o objetivo de operacionalizar o II Encontro de ICATE no Brasil em Santa Maria.

A relatora do Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEAUNESCO) trouxe o protocolo assinado pela Dra. Sônia Ferreira Coordenadora do ICATE  Projecto ICATE (Infection Control Awareness Through Education) em Portugal o qual autoriza o evento na nossa cidade de 03 a 14 de novembro deste ano.

O PEA é uma Rede de Escolas comprometidas a promover os ideais, valores e prioridades da UNESCO, criada em 1953. Hoje, são 10.000 Escolas em 180 países. No Brasil, somos 382 instituições associadas, que trabalham para construir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável, em linha com os objetivos do Plano Estratégico da Rede PEA 2014-2021, que são: A aprendizagem intercultural, O desenvolvimento sustentável, a cultura da paz e o conhecimento do Sistema ONU e dos desafios a serem enfrentados.

Santa Maria tem, hoje, a primeira Escola da Rede PEAUNESCO da região certificada, a EMEI Borges de Medeiros e mais três escolas candidatas em 2017 entre elas a EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a EMEF José Paim de Oliveira e a Escola de Ensino Fundamental Santa Catarina.

No site www.peaunesco.com.br podemos conferir o número seleto de escola com esta certificação internacional, emitida na sede da UNESCO, em Paris, na França. Sendo PEAUNESCO a escola pode assinar protocolos de cooperação acadêmica e técnica visando a formação de professores e alunos com certificação internacional na forma de CAC – Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, com a Rede Internacional do PEAUNESCO. As escolas públicas do PEAUNESCO RS, também em 2017, receberam apoio da Fundação Siemens para formação dos alunos nos laboratórios de ciências do ensino fundamental I (2º a 5º ano).

Participaram da reunião a Secretária de Município da Educação, Lúcia Madruga, a Superintendente da Educação Básica; Gisele Bauer Mahmud, a Professora Elhonara Diniz Ribeiro, responsável pela Mediação e desenvolvimento do Projeto de Certificação PEAUNESCO, desde 2016, em Santa Maria; a Diretora da Escola de Ensino Fundamental Santa Catarina, Jaqueline Garske e a Coordenadora Pedagógica Profª Adriana Rodrigues Martins.